Perguntas Frequentes

Perguntas e Respostas

Mais Frequentes

Quanto tempo leva a instalação do Kit Wireless?

O tempo varia de acordo com a dificuldade da instalação, mas geralmente leva de 1 a 3 horas.

O que é o Kit Wireless?
É o conjunto de equipamentos necessários para conexão de internet via rádio. Consiste em uma antena, conectores, pigtail, cabos e um dispositivo Wireless que pode ser uma placa PCI ou um rádio.
 
O que é Ponto de Acesso ou AP (Access Point)?
Access Point ou Roteador wireless (sem fio) é quem gera o sinal da rede wireless (sem fio). É através deles que os clientes se conectam a Internet.
 
O Wi-Fi é seguro?
Utilizamos a conexão através da tecnologia PPPoE - Point to Point Protocol over Ethernet,  é um protocolo de tráfego de dados usado para conectar um equipamento cliente diretamente a um servidor, através do qual, os pacotes IP trafegam dentro de um encapsulamento, isolando dessa forma a máquina cliente da rede. Baseado em dois padrões, o Ethernet e o point-to-point protocol (PPP), a implementação do PPPoE não exige qualquer conhecimento técnico do usuário onde aumenta o nivel da segurança e elimina o Broadcast. Um broadcast significa que todas as ações que um cliente solicita a um servidor serão enviadas a todos os demais. Desta forma todas as ações realizadas pelos clientes serão conhecidas por todos na rede.

O que é Banda Larga?
Banda larga é um termo usado para representar velocidades de transmissão de dados acima do conhecido sistema de acesso discado. Neste sistema você compra a velocidade que precisar sem limitações. No modem de seu micro você só pode conectar ao provedor de acesso em duas velocidades máximas: No sistema analógico a 33.600 Kbps (Kbit por segundo) que em KBytes seria 4.2 KB/s ou no sistema digital a 56.600 Kbps que em KBytes são 7.2KB/s o que não é muito. Por isto a Internet é lenta e ainda está longe do ideal. Mas isto só ocorre nos micros que usam o modem ligado a linha telefônica.
O sistema Wireless não possui esta limitação, pois seu micro fica ligado direto ao provedor por ondas de rádio na frequência de 2.4Ghz e a taxa de transmissão pode chegar a 11 Mb/s. Com uma capacidade de velocidade maior, o usuário de banda larga além de baixar arquivos até 20 vezes mais rápido, poderá usufruir de conteúdos mais complexos na internet, como assistir vídeos e enviar vídeos por intermédio de uma webcam, comunicar-se em tempo real por meio de software de voz, jogos online, dentre outros.
 
Vai haver algum acréscimo na minha conta de telefone?
Não. A Mikrocenter tem conexão via rádio que não precisa de telefone. Com o surgimento das linhas pré-pagas para telefonia celular (celular a cartão), muitas pessoas não tem mais telefone fixo em casa. A internet via rádio é a melhor opção.
 
 
A conexão via rádio fica caindo?
Não. A conexão fica disponível 24h sem interrupção. Quedas de conexão poderão acontecer se alguma coisa estiver errada com o computador, na configuração do dispositivo wireless ou no radio enlace.
 
A internet via rádio permite o uso de Voz sobre IP (VoIP)? Qual a velocidade mínima da conexão Internet que eu necessito para usar VoIP?
Sim. Os servidores de VoIP permitem que as chamadas sejam feitas uniformes através de um mínimo de 30Kbps (em velocidades de upload e download), para que cumpram o trafego dos pacotes digitais que carregam o tráfego da voz em cada sentido. Em geral recomenda-se um mínimo de 100 Kbps (em velocidades de upload e de download), quando não se usa a compressão em pacotes de transmissão da voz.
 
Com o tempo, vai aumentar o valor da mensalidade?
A tendência de tudo em tecnologia é de baixar os preços com o tempo. O mínimo que vai acontecer é manter o preço e melhorar a qualidade ou velocidade da conexão.
 
Os equipamentos podem ser utilizados em outros provedores?
Sim. Os equipamentos utilizados pela Mikrocenter fazem parte do padrão Wi-Fi 2,4Ghz e podem ser utilizados em qualquer provedor de internet via rádio que siga o mesmo padrão.
 
Eu uso um outro provedor de internet via rádio, os equipamentos instalados servem para eu usar na Mikrocenter? Como faço para mudar de provedor?
Se for o padrão Wi-Fi 2,4Ghz, provavelmente sim, bastando apenas direcionar a antena para uma de nossas torres de transmissão e configurar a nova rede. Entre em contato com a Mikrocenter e solicite uma visita para ser analisado os equipamentos como também e se obtém visada para uma das torres.
 
Tenho um Modem de Banda Larga ADSL , pode-se usá-lo para conectar a internet via rádio?
Não. Os equipamentos para conectar a internet via rádio são diferentes. Para conectar-se a Mikrocenter Internet é preciso de uma placa PCI Wi-Fi ou um AP (Access Point) 2,4Ghz com saída para antena externa.
 
Tenho um Notebook com placa de rede sem fio embutida. Como faço para me conectar sem fio com a Mikrocenter?
 
Para conectar o notebook numa rede sem fio da Mikrocenter temos duas opções:
1) No lugar de utilizar uma placa PCI Wi-Fi, será utilizado um adaptador USB onde este recebe o cabo pig-tail conectado a antena externa;
2) Usar dois roteadores Wireless (Access Point 2,4 Ghz), sendo um para receber o sinal da Mikrocenter Internet e o outro ligado à sua rede para retransmitir o sinal no interior da sua casa ou empresa, criando uma rede sem fio particular que pode alcançar um raio de 30 metros com obstáculos ou até 100 metros em campo aberto. Isso só é possível para quem está conectado por rádio e não por placa PCI Wi-Fi.

O que é VoIP?
VoIP em inglês significa Voice over Internet Protocol, em português: Voz sobre IP.
IP é o protocolo da Internet, é o seu acesso de Internet. Portanto VoIP é uma maneira de se estabelecer comunicação de voz ou telefônica utilizando a conexão de internet ou outra que utilize IP.

Como a tecnologia VoIP funciona e quais as suas vantagens?
A Tecnologia VoIP possibilita o tráfego de voz através da Internet, o VoIP consegue esta façanha transformando a voz em pacotes de dados fazendo eles navegarem pela rede de Internet até chegar em seu destino transformando o mesmo pacote em voz novamente.
Com o VoIP é possível economizar até 90% em tarifas de ligações interurbanas e internacionais.

Existem duas maneiras básicas de utilizar a tecnologia VoIP:
a) Fazendo um ponto a ponto: O ponto a ponto consegue 100% de economia pois é feito de VoIP para VoIP.
Exemplo: Você, na sua casa tem um acesso à Internet banda larga e um gateway da Taitell (equipamento que transforma a voz em dados). A pessoa para qual você está ligando também possui o mesmo que você. A ligação entre vocês tem custo zero.
b) Pelo intermédio de uma Operadora VoIP: Neste caso você consegue ligar para qualquer telefone e você pode até ter um número de telefone VoIP seu. Você continua necessitando da banda larga e do gateway da Mikrocenter mas a operadora possibilita que a sua comunicação seja estabelecida com a telefonia convencional. As tarifas das Operadoras VoIP são em média 50% mais baratas que as tarifas das operadoras normais (Telefônica, Brasil Telecom, Embratel, etc.).
Então, para começar a usufruir da tecnologia é necessário que se possua um acesso à Internet e um numero iCALL da Mikrocenter, que vai transformar a voz em dados e vice versa.

Por que banda larga?
A banda larga é aconselhável por ser um tipo de conexão mais rápida do que a por linha discada garantindo assim a qualidade de voz da sua ligação VoIP.

Como é a qualidade de uma ligação VoIP?
A qualidade das ligações VoIP depende da velocidade do acesso à Internet e da banda disponível na hora da ligação. Quando existe a utilização de banda larga a qualidade pode ser superior a da telefonia convencional.

Como posso garantir a qualidade das ligações?
É recomendado que tenha pelo menos 100 Kbps (de download e de upload) livre para cada linha.

O que é QoS?
QoS é a qualidade de serviço na Internet.
Quando muitos usuários de uma mesma rede enviam muitos pacotes de dados ao mesmo tempo os fluxos realizam a melhor forma possível para chegar ao seu destino, conforme as rotas definidas e a largura de banda que estiver disponível. Quando há congestionamento pacotes são descartados sem distinção. Não há garantia de que o serviço será realizado com sucesso, nem mesmo de desempenho. Esta é a filosofia do melhor esforço.
Com Qualidade de Serviço, é possível oferecer maior garantia e segurança nas aplicações para Internet, uma vez que o tráfego de aplicações avançadas (voz sobre IP, vídeo-conferência) passam a ter maior prioridade, enquanto usuários de aplicações tradicionais continuam utilizando o melhor esforço.

Para onde posso fazer ligações VoIP?
É possível fazer ligações para qualquer lugar do mundo e para qualquer tipo de telefone. O VoIP é mais indicado para fazer ligações DDD e DDI já que as tarifas para tais são bem inferiores do que as convencionais.

O que são Gateways?
Gateways são equipamentos de alta tecnologia que transformam a voz em pacotes de dados e vice-versa para que possam ser transportados pelas redes.

O que são portas FXS e FXO?
FXO - Porta que não gera tom de discagem ( Porta passiva ). A porta FXO pode ser conectada em posição de ramal ou diretamente a uma linha telefônica. Com equipamentos de porta FXO você pode integrar centrais telefônicas ( PABX ) para que todos tenham acesso aos ramais de suas filiais ou usem linhas locais para economizar em ligações DDD e DDI. Pode se conectar linhas telefônicas para serem acessados de pontos externos.
FXS - Porta que gera tom de discagem ( Porta ativa ). A porta FXS pode ser conectada em posição de tronco do seu PABX ou diretamente a um aparelho telefônico comum.

O que são Telefones IP, Lan Phones ou Hard Phones?
Hard Phones, Telefones IP ou Lan Phones são hardwares projetados exclusivamente para um telefone IP, que é muito semelhante a um telefone convencional. É muito mais prático pois você não necessita do computador, teclado, microfone, etc.

O que é Softphone?
Softphone é um software que é instalado em seu computador . Ele permite fazer ligações através de uma rede IP. Neste caso o seu computador fará as funções dos gateways.

O que é Firewall?
Firewall pode ser definidido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.

O que é NAT?
O NAT, Network Address Translation que no português significa troca de endereços de rede não é um protocolo nem um padrão. O NAT é apenas uma série de tarefas que um roteador (ou equipamento equivalente) deve realizar para converter endereços IPs entre redes distintas. Com o uso do NAT, uma empresa pode fornecer acesso à Internet para um grande número de computadores (clientes/usuários) da rede interna, usando um único endereço IP. Neste caso o IP é chamado válido para internet.

O que é PABX IP?
Equipamento VoIP que tem todas as facilidades de um PABX convencional mas que te dá a opção de usar operadoras VoIP e ter ramais externos autenticados no seu PABX IP, além de possibilitar um maior controle de ligações por ramal. Possibilita a mobilidade dos ramais, já que o número do ramal estará ligado a um equipamento gateway ou ATA que poderá ser transportado para qualquer lugar com acesso a Internet. Neste caso o ramal de sua mesa no escritório poderá ser transportado para um hotel ou para sua necessidade sem qualquer alteração de programação.

O que é SIP PROXY?
Equipamento usado por operadoras VoIP para autenticar clientes facilitando a criação de redes SIP. Com ele você pode gerenciar uma rede de usuários restringindo acesso e uso de telefone. Também pode criar rotas (formas de saída das ligações e para onde elas irão). Equipamento de fácil implementação e com interface WEB. Com um SIP Proxy você pode ter varias saídas habilitadas. Por exemplo: Ter uma operadora para celular, outra para DDD e uma para ligações locais, reduzindo ainda mais a sua conta telefônica, podendo também disponibilizar esta redução para outros usuários. Gerando grande economia para a sua empresa.

O que é PPPoE?
PPPoE (Point-to-Point Protocol over Ethernet) é um protocolo para conexão de usuários em uma rede Ethernet à Internet. Seu uso é típico nas conexões de um ou múltiplos usuários em uma rede LAN à Internet através de uma linha DSL, de um dispositivo wireless (sem fio) ou de um modem de cabo broadband comum. O protocolo PPPoE deriva do protocolo PPP. O PPPoE estabelece a sessão e realiza a autenticação com o provedor de acesso a Internet.

O que é DHCP?
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma: Um cliente envia um pacote broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP. Os servidorres DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc. O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

O que é BRIDGE ?

Permite que as portas LAN e WAN trabalhem como um switch. Nesta função o equipamento não faz nenhuma alteração de cabeçalhos e endereços de rede no tráfego entre a porta WAN e as portas LAN. Esta função é útil quando o cliente quer que o equipamento faça somente o QoS, sem fazer NAT.